cover
Tocando Agora:

REUNIÃO NA AFA PODE DEFINIR A DIMINUIÇÃO DOS REBAIXADOS NA LPF

CLUBES E ASSOCIAÇÕES ESTÃO REUNIDOS PARA DEFINIR ESSA SITUAÇÃO

REUNIÃO NA AFA PODE DEFINIR A DIMINUIÇÃO DOS REBAIXADOS NA LPF
REUNIÃO NA AFA PODE DEFINIR A DIMINUIÇÃO DOS REBAIXADOS NA LPF (Foto: Reprodução)

Já não é de hoje que os dirigentes da AFA resolvem mudar o regulamento do campeonato, com a bola já rolando. É quase que uma tradição da AFA essas mudanças em meio ao campeonato.
Desde o começo do mês, se discute o número de equipes rebaixadas para a segunda divisão. Antes de começar o campeonato, os clubes acordaram que seriam quatro equipes rebaixadas no campeonato, sendo duas através da tabela anual e dois através do promédio. Logo no começo do Campeonato, uma das vagas foi extinguidas, ficando, duas para o promédio e uma para a tabela anual. 
Agora a ideia é diminuir uma vaga via promédio, ficando duas equipes na zona de rebaixamento, o último do promédio e o último da tabela anual.

A previsão era que em 2026, vinte e duas equipes integrasse a primeira divisão do campeonato argentino e que em 2025, já não tivesse mais o promédio. Pra quem não sabe como funciona o promédio, é a soma dos pontos da equipe na primeira divisão, divididos pelo número de partidas na mesma divisão, chegando ao máximo de três campeonatos. Nesse ranking, os dois últimos são rebaixados para a segunda divisão nacional. O promédio foi institucionalizado nos campeonatos da AFA com o objetivo de proteger os grandes do rebaixamento. Mesmo com toda essa proteção, Independiente e River Plate tiveram esse gosto amargo de disputar o segundo nível da Argentina.
O Boca Juniors segue sendo o único dos grandes com esse gosto de não ter sido rebaixado.

Para que seja aprovada essa mudança no regulamento, o estatuto de competições da AFA prevê que se forme a maioria entre os 46 delegados. Depois de formar maioria entre os delegados, esse processo será de votação dos presentes na assembleia, segundo a articulo 27 : "O voto é obrigatório e deve ser expresso por mãos levantadas ou por meio de um dispositivo eletrônico. Caso o voto por braço não resulte em maioria absoluta, os votos serão proferidos por nomeação dos presentes por ordem de assinatura no livro de presenças."

No caso da retirada de um dos rebaixamentos, será necessária a aprovação (por sufrágio positivo à moção) de três quartos dos votos dos participantes (maioria agravada) no dia que acontecerá em Ezeiza.

COM INFORMAÇÕES DO SITE DOUBLE AMARILLA

Comentários (0)