cover
Tocando Agora:

CHIQUI TAPIA REELEITO PRESIDENTE DA AFA

ATUAL PRESIDENTE FOI ACLAMADO E SEGUIRÁ COM MANDATÁRIO MÁXIMO DO FUTEBOL ARGENTINO

CHIQUI TAPIA REELEITO PRESIDENTE DA AFA
CHIQUI TAPIA REELEITO PRESIDENTE DA AFA (Foto: Reprodução)

Em reunião na tarde desta quinta-feira, a AFA decidiu quem será o seu novo presidente. Claudio "Chiqui" Tapia foi aclamado como presidente da Associação de Futebol Argentina.


Tapia vai para o seu segundo mandato na AFA e com alicerces bem forte, como os seus vices, que vem de Boca Juniors e River Plate, as duas principais potencias do futebol argentino.
Nesta mesma reunião, foi definida que não haverá rebaixamento nesta temporada. Os clubes vinham pleiteando essa possibilidade e a maioria votou favorável para que não tenha o rebaixamento. 


Tigre e Independiente Rivadavia, que estavam na reta do rebaixamento, acabam se safando. A primeira divisão do Campeonato Argentino ficará com 30 clubes, já que os acessos estão mantidos para 2025.


Já não é a primeira vez que a AFA modifica o regulamento com a competição em andamento. Na temporada passada, 2023, no inicio da competição, eram quatro times rebaixados para a segunda divisão. Houve uma redução pela metade, caindo uma equipe de cada tabela, do Promédio e da Anual. 


Desde a implosão da Superliga Argentina, que chegou próxima do número ideal de times na primeira divisão, o futebol argentino vem sofrendo muito com essas mudanças de regulamento com a temporada em andamento.  
Para a próxima temporada, a tendência é que tenhamos a volta do Clausura e Apertura, como foi nos anos 90 e inicio dos anos 2000.  Serão 14 rodadas junto com uma rodada de clássicos e outra interzonal, levando em consideração que o número ímpar,  deixará uma equipe “livre” de cada zona. Haverá um “playoff” com oitavas de final, quartas de final, semis e final. O primeiro e o segundo de cada semestre serão classificados diretamente para a zona das quartas de final.


Por sua vez, serão mantidos o Troféu dos Campeões, a Supercopa da Argentina (campeão da Copa Argentina x campeão do Troféu dos Campeões) e a Supercopa Internacional (campeão do Troféu dos Campeões x 1º da tabela anual).


Comentários (0)